segunda-feira, 17 de agosto de 2009

América Latina: a nova ameaça

OBAMA 2

Qual o futuro da América Latina? Qual o destino dessas milhões de pessoas que moram no continente mais complexo do mundo?

Por conta da grande mudança que acontece no nosso continente, a preocupação dos EUA só faz crescer. A América Latina está caminhando para uma política que foge do modelo que nasceu na década de 90, o neoliberalismo (livre mercado, privatizações, desempregos e falência da atuação do Estado sobre a sociedade), ou seja, um fortalecimento do Estado sobre a economia e a sociedade.

Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e outros, são exemplos desses presidentes que vão na contra-mão do modelo neoliberal, tentando criar um tipo de socialismo adaptado aos novos tempos.

Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, permanece no neoliberalismo, tendo relações unitalerais com os americanos, trazendo problemas sérios para a população colombiana, que sofre com os grandes contrastes que esse modelo traz. Obama quer instalar uma nova base na Colômbia, já com interesses de prevenção, caso aconteça alguma intervenção militar.

A questão é mais séria do que imaginamos. É inaceitável a criação de novas bases americanas numa realidade totalmente diferente de décadas atrás, quando os EUA brincavam com o nosso continente. Cansamos dos EUA, cansamos das imposições culturais, militares, políticas e econômicas deles. Criamos uma identidade, e não podemos perdê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário