quinta-feira, 2 de julho de 2009

Segundo o pentágono, rebeldes afegãos sequestraram um soldado americano na terça


Rebeldes no Leste do Afeganistão capturaram um soldado americano, o Pentágono disse hoje que as forças aliadas lançaram uma grande ofensiva no sul do país.


Um funcionário disse que o soldado desapareceu na terça-feira, acrescentando: "Estamos usando todos os nossos recursos para encontrá-lo e prever o seu regresso seguro".


O relatório oficial recusou fornecer detalhes de onde o soldado foi capturado, mas um oficial da polícia afegã disse que ele desapareceu na região do leste Mullakheil Província de Paktika durante o dia.


Um oficial de Nabi Mullakheil disse que havia uma base na área.


A falta do soldado foi primeiramente notada durante um controle de rotina da unidade de terça-feira e foi pela primeira vez listados como "direito estatuto paradeiro desconhecido", um oficial americano disse à Associated Press.


Não foi até hoje que os funcionários disseram publicamente que estava faltando e ele descreveu como "acreditavam capturado".


A Secretaria de Defesa dos EUA disse à Associated Press que o soldado "só saiu" com três afegãos homólogos depois de ele ter acabado o trabalho. Disseram que não tinham explicação para que ele deixou a base. Ele foi designado para um posto avançado combate, uma de uma série de pequenas bases criadas por forças estrangeiras no Afeganistão, os funcionários disseram.


Outros relatórios disseram que o soldado afegão e três soldados foram capturados pelos talibãs, da facção Haqqani, que está destinado em controlar grandes áreas do leste do Afeganistão.


O grupo, controlado pelos rebeldes líder Jalaluddin Haqqani e seu filho, Sirajuddin, é suspeito de estar por trás de uma série de atentados espectaculares nos últimos anos, incluindo o atentado suicida da embaixada indiana em Cabul, no qual mais de 50 pessoas foram mortas última jul.


Mullah Sangeen, um alto comandante talibã, disse à Reuters por telefone a partir de uma localização reservadas que o soldado havia sido tomada como uma patrulha caminharam de uma base na Província de Paktika. Ele disse que o soldado seria realizada até combatentes talibãs foram detidos pelas forças americanas.


A notícia partiu para milhares de americanos. Marines lançaram uma ofensiva envolvendo helicópteros-suportadas tropas no reduto talibã da província de Helmand.


A operação é o primeiro teste importante da estratégia de Barack Obama no Afeganistão e no Paquistão. A falta do soldado não fazia parte do mesmo.

Um comentário:

  1. Felipe, espero que você não esteja com pena do soldado americano, depois de todo o massacre feito no afeganistão!!

    ResponderExcluir